Ó
Cristian Duarte em companhia
[São Paulo/Br]

ENGLISH here

Ó é uma coreografia dirigida por Cristian Duarte criada no contexto da residência artística Lote onde o coreógrafo vem desenvolvendo sua pesquisa em dança desde 2011.

Com o interesse pelo minimalismo na dança e a sensorialidade do movimento, essa criação manifesta a vontade de estabelecer uma dramaturgia tátil através da incessante modulação de percepção e afeto. Na tentativa de se afastar do hemisfério trágico presente na narrativa grega de Orfeu - referência que ancora a criação - o olhar para trás, que o fez supostamente perder Eurídice, tornou-se dispositivo para interrogarmos o tempo enquanto matéria.

É na relação com um modo de vida que compreende o gesto de olhar para trás como movimento de dobra e atualização da experiência, que o trabalho aposta para junto do público compartilhar a construção de um campo de empatia e estabelecer uma dilatação dos sentidos.

Uma produção de Cristian Duarte em companhia e Lote.
Coreografia e Direção: Cristian Duarte
Cocriação e Coprodução: Aline Bonamin, Bruno Levorin, Cristian Duarte, Felipe Stocco e Tom Monteiro.
Dança: Aline Bonamin e Felipe Stocco
Dramaturgia e Assistência de Coreografia: Bruno Levorin
Composição Musical: Tom Monteiro Iluminação: André Boll
Concepção e Produção de Figurino: Cristian Duarte, Bruno Levorin, Aline Bonamin e Felipe Stocco
Consultoria de Figurino: Daniel Lie
Vibração: Rafaële Giovanola
Provocação: Thiago Granato
Fotografia: Haroldo Saboia
Realizado com subsídio da 17ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. Em cooperação com CocoonDance (Bonn/ Alemanha). Em coprodução com Théâtre du Crochetan Monthey, Theater im Ballsaal Bonn. Com o apoio de: Goethe Institut São Paulo, Casa do Povo, Ministerium für Familie, Kinder, Jugend, Kultur und Sport des Landes Nordrhein-Westfalen, Kunststiftung NRW, Bundesstadt Bonn e Théâtre-ProValais, Le Conseil de la Culture Etat du Valais, La Loterie Romande.
Apoio/Realização em 2017: Lote#5 em manutenção - contemplado pela 21ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Produção-Difusão Cristian Duarte em companhia: Carolina Goulart

CRISTIAN DUARTE EM COMPANHIA

Cristian Duarte em companhia representa o modo de pesquisa, criação e produção em dança desenvolvido pelo coreógrafo Cristian Duarte na cidade de São Paulo. Diferentes artistas e técnicos profissionais são convidados a integrar uma rede de colaboradores em acordo com a especificidade de cada projeto.

Desde 2011, articula-se através da residência artística Lote – uma iniciativa do coreógrafo que busca estimular práticas de trabalho compartilhado e a experimentação em dança, e que tem sido cosmo fundamental para a continuidade da sua ação coreográfica. Lote é um dos organismos residentes da Casa do Povo - um espaço voltado para práticas culturais não institucionalizadas, que incentiva a experimentação nas artes contemporâneas, oferecendo também novas formas de pensamento sobre o papel de espaços públicos na cidade de São Paulo.

COREÓGRAFO/DIRETOR

Cristian Duarte é coreógrafo, diretor e bailarino que vive e trabalha em São Paulo. Seu trabalho como coreógrafo tem sido apresentado no Brasil e internacionalmente em países como Suécia, Cingapura, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Uruguay e Chile. Entre eles estão: Ó (2016), Biomashup (2014), The Hot One Hundred Choreographers (2011), Médelei - Eu Sou Brasileiro (etc) e não existo nunca (2006), Embodied (2003). Criou Against the Current, Glow (2015) para o Cullberg Ballet em Estocolmo, Suécia, onde foi professor e coreógrafo convidado pela DOCH - University of Dance and Circus em 2013 e 2015.

Treinou em São Paulo com Estúdio e Cia Nova Dança entre 1995 e 2000. Graduou-se em 2002 na P.A.R.T.S. Performing Arts Research and Training Studios, escola dirigida pela coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker em Bruxelas. Foi cocriador das plataformas Desaba com Thelma Bonavita e A piece...together? com Paz Rojo. Desde 2011 desenvolve a residência artística Lote - um contexto que tem por princípio estimular práticas de trabalho compartilhado e a experimentação em dança, além de ser cosmo fundamental para a continuidade da sua ação coreográfica. Sua produção tem sido reconhecida pelos principais prêmios de dança no Brasil.

http://cristianduarte.net/files/gimgs/192_15585186101556182107446766664913325455079052o.jpg
http://cristianduarte.net/files/gimgs/192_180oloteossofotoharoldosaboiapeq-4377.jpg