Ó
Cristian Duarte em companhia 

ENGLISH here

Ó é uma coreografia dirigida por Cristian Duarte criada e produzida dentro do contexto da residência artística Lote, na qual o coreógrafo vem desenvolvendo sua pesquisa em dança desde 2011. É, também, fruto de uma cooperação com a companhia alemã CocoonDance.

Com interesse pelo minimalismo na dança e pela sensorialidade do movimento, a criação manifesta a vontade por estabelecer uma dramaturgia tátil através da modulação incessante da percepção e do afeto. Como encontro que se estabelece entre muitas instâncias, das moleculares às mais exteriores, a peça convida o público para constituir junto dos dançarinos um campo de empatia. Esse sentimento que todos nós podemos, e que nos emociona com uma perspectiva estrangeira a nós, é movimento fundamental para a obra estabelecer uma dilatação de detalhes e sutilezas.

O mito de Orfeu, atravessamento estabelecido como ponto de partida pela CocoonDance, disparou uma vontade reflexiva sobre como re-significar o discurso relacional presente na narrativa grega. Na insistência por estabelecer um pensamento distante do hemisfério trágico, o olhar para trás de Orfeu, que o fez supostamente abandonar todo o seu investimento libidinal por Eurídice, tornou-se, para nós, um juízo. Toda escolha se depara com encruzilhadas e eleger um mundo que compreende o gesto de olhar para trás, com todas as metáforas que isso deve e pode designar, com consciência, traz ao trabalho um movimento que apreende o futuro, próximo de uma ecologia dos afetos, e distante da frontalidade obediente incapaz de torcer os sentidos.

CRÉDITOS

Uma produção de Cristian Duarte em companhia e Lote Osso.

Coreografia e Direção: Cristian Duarte Cocriação e Coprodução: Aline Bonamin, Bruno Levorin, Cristian Duarte, Felipe Stocco e Tom Monteiro Dança: Aline Bonamin e Felipe Stocco Dramaturgia e Assistência de Coreografia: Bruno Levorin Composição Musical: Tom Monteiro Iluminação: André Boll Concepção e Produção de Figurino: Cristian Duarte, Bruno Levorin, Aline Bonamin e Felipe Stocco Consultoria de Figurino: Daniel Lie Vibração: Rafaële Giovanola Provocação: Thiago Granato Produção executiva: Lote Osso Fotografia: Haroldo Saboia

Projeto contemplado pela 17ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo Em cooperação com CocoonDance Coproduzido por Théâtre du Crochetan Monthey, Theater im Ballsaal Bonn Apoio de Goethe Institut São Paulo, Casa do Povo, Ministerium für Familie, Kinder, Jugend, Kultur und Sport des Landes Nordrhein-Westfalen, Kunststiftung NRW, Bundesstadt Bonn e Théâtre-ProValais, Le Conseil de la Culture Etat du Valais, La Loterie Romande.

Agradecimentos para Clarice Lima e residentes Lote Osso.

CRISTIAN DUARTE EM COMPANHIA

Cristian Duarte em companhia representa o modo de pesquisa, criação e produção em dança desenvolvido pelo coreógrafo Cristian Duarte na cidade de São Paulo. Diferentes artistas e técnicos profissionais são convidados a integrar uma rede de colaboradores em acordo com a especificidade de cada projeto.

Desde 2011, articula-se através da residência artística Lote – uma iniciativa do coreógrafo que busca estimular práticas de trabalho compartilhado e a experimentação em dança, e que tem sido cosmo fundamental para a continuidade da sua ação coreográfica. Lote é um dos organismos residentes da Casa do Povo - um espaço voltado para práticas culturais não institucionalizadas, que incentiva a experimentação nas artes contemporâneas, oferecendo também novas formas de pensamento sobre o papel de espaços públicos na cidade de São Paulo.

COREÓGRAFO/DIRETOR

Cristian Duarte é coreógrafo, diretor e bailarino que vive e trabalha em São Paulo. Seu trabalho como coreógrafo tem sido apresentado no Brasil e internacionalmente em países como Suécia, Cingapura, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Uruguay e Chile. Entre eles estão: Ó (2016), Biomashup (2014), The Hot One Hundred Choreographers (2011), Médelei - Eu Sou Brasileiro (etc) e não existo nunca (2006), Embodied (2003). Criou Against the Current, Glow (2015) para o Cullberg Ballet em Estocolmo, Suécia, onde foi professor e coreógrafo convidado pela DOCH - University of Dance and Circus em 2013 e 2015.

Treinou em São Paulo com Estúdio e Cia Nova Dança entre 1995 e 2000. Graduou-se em 2002 na P.A.R.T.S. Performing Arts Research and Training Studios, escola dirigida pela coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker em Bruxelas. Foi cocriador das plataformas Desaba com Thelma Bonavita e A piece...together? com Paz Rojo. Desde 2011 desenvolve a residência artística Lote - um contexto que tem por princípio estimular práticas de trabalho compartilhado e a experimentação em dança, além de ser cosmo fundamental para a continuidade da sua ação coreográfica. Sua produção tem sido reconhecida pelos principais prêmios de dança no Brasil.

http://cristianduarte.net/files/gimgs/180_oloteossofotoharoldosaboiapeq-4234.jpg
http://cristianduarte.net/files/gimgs/180_oloteossofotoharoldosaboiapeq-4377.jpg
fotografia: Haroldo Saboia © 2016