Cristian Duarte

sexta-feira, 16.02 12h05

Cristian Duarte é bailarino e coreógrafo que vive e trabalha em São Paulo. Dançou no Estúdio e Cia Nova Dança entre 1994 e 2000 antes de seguir para o departamento de coreografia da P.A.R.T.S. (Performing Arts, Research and Training Studios) , escola dirigida pela coreógrafa Anne Teresa de Keersmaeker em Bruxelas, onde graduou-se em 2002. Sua prática artística tem sido marcada pela criação de contextos para experimentação e formação em dança como a residência artística Lote, que além de estimular práticas de trabalho compartilhado, tem sido cosmo fundamental da sua ação coreográfica desde 2011. Sua produção tem sido reconhecida pelos principais prêmios de dança no Brasil e apresentada internacionalmente em países como Suécia, Cingapura, Espanha, Alemanha, Holanda, França, Inglaterra, Portugal, Bélgica, Argentina, Uruguay e Chile.

Entre seus trabalhos estão: O que realmente está acontecendo quando algo acontece? (2017), Ó (2016), Biomashup (2014), The Hot One Hundred Choreographers (2011), Médelei – eu sou brasileiro (etc) e não existo nunca (2006) e Against the Current, Glow (2015) para o Cullberg Ballet em Estocolmo, onde foi também professor e coreógrafo convidado pela DOCH – University of Dance and Circus em 2013 e 2015.

Ficções Químicas/Dramaturgias Táteis é seu atual campo de pesquisa que olha para a ficção enquanto uma extensão háptica da realidade e para a química enquanto agente de emoção que navega nas entranhas da performatividade e suas variedades de representação.

  • Cristian Duarte em companhia representa seu modo de pesquisa, criação e produção em dança que envolve diferentes artistas para suas produções.
  • Foto ® Renato Mangolin

 

 

best essays service