O projeto Arqueologia do Futuro publicou um caderno-catálogo de 128 páginas através do 8º Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo -o projeto foi realizado entre Maio de 2010 e Abril de 2011.

Como a dança contemporânea produz coreografias?
É possível compartilhar esses modos?

Este projeto se desenvolve através da investigação de uma série de procedimentos (ferramentas/partituras/instruções…), documentação e divulgação de sua pesquisa reunida na forma de um catálogo – um objeto de estudo e compartilhamento – um ciclo de encontros sobre ferramentas de criação e ensaios abertos (que também servirão como experimentos para promover re-formulações e novos entendimentos sobre o próprio processo de investigação).
Tais iniciativas foram elaborados com base nas perguntas centrais deste projeto:

Como a dança contemporânea produz coreografias? É possível compartilhar esses modos?

A ferramenta “Arqueologia do Futuro”, que embasa e intitula o projeto, se apresenta como uma metáfora para a construção de outras formas de se escrever com dança. E, pretende colecionar seu material de estudo que, devidamente catalogado e divulgado, contribuirá para a formação de uma série de “espetáculos futuros”, que contêm a possibilidade de serem encenados.

Os procedimentos artísticos internos funcionarão como dispositivos propulsores para o desenvolvimento desta pesquisa em dança, já que o projeto prioriza um compartilhamento dos seus modos de criação, estabelecendo trocas efetivas e afetivas com artistas, estudantes, pesquisadores e interessados em processos artísticos das artes do corpo, que em posse deste material terão a liberdade para montar e se utilizar das diferentes arqueologias produzidas por esta plataforma.

Arqueologia do Futuro, objeto de estudo para “futuros espetáculos”.

Arqueologia do Futuro foi um projeto de investigação artística desenvolvido pela plataforma DESABA – coordenado por Cristian Duarte e Thelma Bonavita – em colaboração com Ana Dupas, Bruno Freire, Clarice Lima, Daniel Fagundes, Júlia Rocha, Leandro Berton e Rosa Hércoles.

Blog do projeto aqui

Caderno-catálogo no Issuu aqui

http://cristianduarte.net/files/gimgs/25_adf.jpg