[2021]
MOVER: Práticas Coreográficas de Escrita
- No primeiro semestre de 2021, o Sesc Pinheiros convidou seis artistas de dança para coreografar os textos da publicação ‘MOVER – Práticas Coreográficas de Escrita‘. A ideia inicial propôs que artistas de diferentes realidades socioeconômicas e geográficas compartilhassem com o público como atuaram como profissionais da dança no contexto de isolamento social gerado pela pandemia de COVID-19.
Nesse período, os profissionais das artes foram severamente impactados pela situação e afastados das salas de espetáculos sem data para voltar. Dessa vivência, observa-se uma profusão criativa: peças on-line, transmissões de espetáculos gravados, aulas show, danças em áudios, transformações das redes sociais em veículos de interação, peças postais, existências ainda não nomeadas – criações e experiências que inspiraram e deram origem ao projeto ‘MOVER’.
A primeira parte do projeto foi realizada entre maio e junho, com um ciclo de três encontros on-line, em que os artistas Cristian Duarte, Danilo Patzdorf, Deise de Brito, Marina Guzzo, Priscila Maia e Tiago Amate compartilharam os desafios e conjunturas de criação em dança no contextoatual. Após os ciclos de falas públicas, seguiu-se para a segunda etapa do projeto, em que as reflexões dos artistas foram reunidas em uma publicação digital com textos de cada um deles.
A etapa de diagramação foi dirigida por Júlia Rocha, que dividiu o projeto dramatúrgico com o artista Fábio Morais, e o projeto gráfico ficou a cargo de Tina Merz (imagens abaixo). Participaram como primeiras leitoras as artistas Joana Ferraz, Isabel Monteiro e Regina Melim.